Fundação Pierre Verger lança informativo bimestral
16:32
Criada em 1998 em Salvador, a Fundação Pierre Verger, que funciona na casa onde viveu o fotógrafo, etnólogo, antropólogo e pesquisador francês, na Ladeira da Vila América, está investindo mais em sua comunicação. Selecionada como Ponto de Cultura da Bahia com o projeto "Arte em Todo Espaço", a instituição lançou um informativo bimestral que faz a síntese das últimas atividades realizadas e inclui projetos em andamento e novidades que estão por vir. A primeira edição pode ser acessada em https://goo.gl/wmHoAC.
A ideia é dar mais visibilidade para os diversos trabalhos desenvolvidos e, com isso, aumentar o interesse e a participação do grande público, de parceiros e de financiadores nas ações. A base de conteúdo está naquilo de mais importante que a Fundação possui: um acervo precioso e uma equipe que o transforma em cultura viva e totalmente ligada à realidade contemporânea. A Pierre Verger se compromete em preservar, organizar, pesquisar e divulgar a obra de seu instituidor, estabelecer e manter intercâmbios entre o Brasil e a África e, principalmente, entre a Bahia e o Golfo do Benin, bem como servir como centro de informações e pesquisas, cumprindo função social de maneira prática em integração com a comunidade local.
A retomada da comunicação institucional é mais um passo da concretização deste conceito e envolve não apenas a reativação do informativo, como também uma maior dedicação ao site e a ativação da página oficial da Fundação no Facebook: www.facebook.com/FundacaoPierreVerger. Esta frente conta com a contribuição de todos os funcionários da casa, para levantamento de informações e geração de notícias.
Como Ponto de Cultura, a Pierre Verger trabalha em três eixos temáticos, criando novas ações ou completando ações que já vinham em andamento. Os referidos eixos são: artes integradas, em oficinas modulares alternadas; cultura e tecnologia, com oficinas modulares alternadas em cultura digital, incluindo vídeo, áudio e metareciclagem; e esporte educacional com formação cidadã.
PONTOS DE CULTURA - Pontos de Cultura são entidades ou coletivos culturais que compõem uma base social capilarizada e com poder de penetração em variados territórios e comunidades, em especial nos segmentos sociais mais vulneráveis. Com os avanços conquistados pela Política Nacional de Cultura Viva e sua afirmação a partir da regulamentação da Lei nº 13.018/2014, a missão de articular e mobilizar torna-se cada vez mais estratégica. A Bahia, em 2008, foi protagonista da primeira experiência de estadualização do então Programa Mais Cultura. Naquele ano, lançou um edital que já contemplou 149 instituições. Hoje, com gestão realizada entre MinC e SecultBA, por meio da Diretoria de Cidadania Cultural (DCC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), os Pontos de Cultura da Bahia encontram-se distribuídos em todo o estado e têm se expandido cada vez mais. Os dados atuais contabilizam uma rede com 270 projetos, 124 deles com parceria firmada na mais recente seleção, realizada em 2014, que garante um repasse total de R$ 180 mil para cada Ponto de Cultura, em três parcelas anuais. O investimento nos Pontos de Cultura da Bahia já é de mais de R$ 54 milhões, fomentando a manutenção, dinamização, desenvolvimento e autonomia de atividades culturais das mais diversas.
Fonte: SeCultBA
0 comentários